Se você está pesquisando sobre revisão da vida toda precisa de advogado, chegou ao lugar certo. Nosso escritório de advocacia é especialista no Direito Previdenciário. Atendemos toda Região do Vale dos Sinos, Região Metropolitana, Paranhana e Litoral.
Precisa de advogado para pedir a revisão da vida toda?
Não é obrigatório contratar um advogado para solicitar a revisão da vida toda, mas pode ser uma opção recomendável dependendo da complexidade do caso e da necessidade de orientação especializada.
O processo de revisão da vida toda pode ser um pouco complexo, pois envolve a análise de diversos documentos e a comprovação de períodos de trabalho e contribuição.
Além disso, é preciso preencher um formulário e apresentar os documentos necessários para solicitar a revisão.
Se o trabalhador tiver dificuldades para reunir os documentos ou para preencher o formulário, ou se tiver dúvidas sobre o processo de revisão da vida toda ou sobre o seu direito à aposentadoria, pode ser útil contratar um advogado para ajudar no processo.
Um advogado especializado em direito previdenciário pode orientar o trabalhador sobre os documentos necessários para solicitar a revisão da vida toda.
Como dar entrada na revisão da vida toda?
Preencha o formulário de revisão da vida toda, disponível no site do INSS ou em agências do INSS. É preciso informar os dados pessoais do trabalhador, bem como o período de trabalho e contribuição que devem ser incluídos na revisão.
Junte todos os documentos necessários para comprovar o período de trabalho e contribuição, incluindo carteiras de trabalho, extratos de conta vinculada e outros documentos que possam comprovar o período de trabalho e contribuição. É importante que os documentos estejam legíveis e com cópias autenticadas.
Apresente os documentos pessoais, como RG e CPF.
Entregue o formulário e os documentos em uma agência do INSS ou o faça pela plataforma Meu INSS.
Aguarde o resultado da revisão da vida toda. O INSS irá analisar o formulário e os documentos apresentados e informar o resultado da revisão.
Se o trabalhador tiver direito a um valor maior da aposentadoria, o INSS emitirá uma nova ordem de pagamento com o valor corrigido.
Se o trabalhador não tiver direito a um valor maior da aposentadoria, o INSS informará o motivo pelo qual a revisão foi negada.
É importante lembrar que o processo de revisão da vida toda pode demorar alguns meses para ser concluído, dependendo da demanda e da complexidade dos casos.
Por isso, é recomendável fazer a revisão da vida toda com antecedência, para garantir que o trabalhador receba o valor corrigido da aposentadoria o mais rápido possível.
Se você tiver dúvidas sobre o processo de revisão da vida toda ou precisar de ajuda para preencher o formulário, é recomendável procurar ajuda de um advogado ou de um órgão de orientação previdenciária.
Quanto um advogado cobra para fazer revisão de aposentadoria?
O valor cobrado pelo advogado para fazer a revisão da aposentadoria pode variar bastante, dependendo do escritório de advocacia e do caso específico. Alguns fatores que podem influenciar o valor cobrado pelo advogado incluem:
A complexidade do caso: casos mais complexos, com muitos períodos de trabalho e contribuição a serem analisados ou com questões jurídicas mais complexas, podem demandar mais tempo e esforço por parte do advogado, o que pode resultar em um valor mais alto.
Quais os documentos que precisa para dar entrada na revisão da vida toda?
Os documentos necessários para comprovar o período de trabalho e contribuição, incluindo carteiras de trabalho, extratos de conta vinculada e outros documentos que possam comprovar o período de trabalho e contribuição. É importante que os documentos estejam legíveis e com cópias autenticadas.
LEIA TAMBÉM:
Advogado revisão da vida toda em Novo Hamburgo
Aprovada a Revisão Da Vida Toda
Quanto tempo demora para sair a revisão da vida toda?
O tempo que leva para concluir o processo de revisão da vida toda pode variar bastante, dependendo da demanda e da complexidade dos casos.
De acordo com informações do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o prazo médio para concluir o processo de revisão da vida toda é de cerca de seis meses, mas pode ser mais curto ou mais longo dependendo das circunstâncias de cada caso.
É importante lembrar que o processo de revisão da vida toda pode demorar mais tempo se o trabalhador apresentar documentos ilegíveis ou incompletos, ou se for necessário realizar algum tipo de perícia para analisar o período de trabalho e contribuição do trabalhador.
Portanto, é recomendável apresentar todos os documentos de forma clara e legível e seguir todas as instruções do INSS para garantir que o processo de revisão da vida toda seja concluído o mais rápido possível.
Como saber se vale a pena pedir revisão de aposentadoria?
Antes de decidir se vale a pena pedir revisão de aposentadoria, é importante levar em consideração alguns fatores, como:
Se efetivamente existe contribuições maiores e nem levadas em consideração pelo INSS no momento do cálculo da aposentadoria.
O valor atual da aposentadoria: para saber se vale a pena pedir revisão de aposentadoria, é preciso comparar o valor atual da aposentadoria com o valor que você poderia receber com a revisão.
Se o valor da revisão for menor do que o valor atual da aposentadoria, pode não ser vantajoso pedir a revisão.
Para saber se vale a pena pedir revisão de aposentadoria, é recomendável fazer uma avaliação detalhada desses fatores e comparar o valor atual da aposentadoria com o valor que você poderia receber com a revisão.
Se você tiver dúvidas sobre o processo de revisão da aposentadoria ou precisar de orientação especializada, é recomendável procurar ajuda de um advogado ou de um órgão de orientação previdenciária.