Dicas para quem está prestes a se aposentar.

Se você está prestes a se aposentar esteja atento a essas dicas! Saiba que com toda certeza quem já se aposentou teria menos entraves se tivesse prestado atenção  a pequenos detalhes.

Chega de enrolação, vamos as dicas:

Dica 1 – Esteja atento a documentação

A documentação é o meio através do qual o segurado irá comprovar o seu direito ao benefício da aposentadoria, é através dele que o segurado conseguirá obter o benefício pela via extrajudicial, sem a necessidade de uma demanda judicial.

Para não encontrar problemas com a documentação basta que alguns cuidados sejam tomados, como por exemplo, saber quais são os documentos necessários para concessão do benefício e analisar se não há rasuras nos documentos.

Além disso é necessário estar atento, se falta ou há rasura em algum documento, a requisição do benefício da aposentadoria deverá ser realizado pela via judicial, vez que terão de ser utilizados outros meios para comprovar a situação.

Dica 2 – Atenção aos cálculos realizados pelo INSS (podem estar errados!!)

Sempre que o benefício for concedido é necessário ficar atento ao cálculo, isto pois, ao realizar o cálculo o INSS pode considerar os salários mais baixos ao invés do mais altos, ou ainda, pode deixar de contabilizar algum valor relevante na somatória final.

Além disso é necessário ficar atento as porcentagens que o beneficiário tem direito, uma vez que a depender da modalidade de aposentadoria haverá alteração do valor final do benefício. 

Se você constatar algum erro ou tiver um dúvida pode pedir a revisão do benefício, dessa forma toda a conta será refeita e poderá ser constatado o erro do INSS, aumentado assim o valor do seu benefício.

Dica 3 – Seu pedido de aposentadoria por invalidez foi indeferido? Contrate perito particular!!

A aposentadoria por invalidez é modalidade de aposentadoria que prescinde  perícia médica para atestar a invalidez do trabalhador. Contudo nem sempre a perícia realizada pelo INSS é feita por médico especialista, o que pode ser essencial para detectar a invalidez.

Se o benefício for negado pelo médico perito do INSS é possível que seja contratado perito especialista para auxiliar no recurso, esse médico especialista poderá dar parecer sobre a necessidade de concessão do benefício. Essa medida deve ser feita na via judicial, pois é meio probatório diverso do permitido pela via administrativa.

As chances de erro na perícia por falta de médico especialista são enormes, por isso é necessário atenção quanto aos motivos do indeferimento, sendo necessário requerer a opinião de um médico particular.

Dica 4 – Você atuou em ambiente insalubre? Fique atento, pois você pode ter direito a aposentadoria especial.

A aposentadoria especial é uma modalidade do benefício da aposentadoria concedida ao trabalhador que exerceu sua atividade profissional em ambiente insalubre ou de risco a saúde. Nesses casos há uma redução no tempo de contribuição necessário a aposentadoria, que exige um tempo mínimo de contribuição que vai de 15 a 25 anos. 

Para ter direito a esse benefício é necessário apresentar o PPP (Perfil Profissiográfico Profissional), que é um laudo para comprovar a situação de trabalho em que era exercida a atividade profissional, demonstrando a insalubridade do local ou o risco a saúde.

Dica 5 – Se você realizou seu pedido de aposentadoria e ele foi indeferido: RECORRA!!

Se o seu pedido de aposentadoria foi indeferido, não acate essa decisão sem antes recorrer, existem muitos casos em que o benefício é concedido em sede de recurso ou até mesmo através da via judicial. Portanto é necessário sempre buscar a concessão do benefício, seja pela via administrativa ou pela via judicial.

Gostaria de mais orientações sobre o assunto? Converse com nossos advogados especialistas no INSS sem compromisso.

Fale agora via WhatsApp pelo telefone (51)984826303, ou clicando aqui para falar diretamente pelo WhatsApp

advogado especialista em pensao

Advogado Para Pensão

Se você está procurando Advogado Para Pensão, chegou ao lugar certo. Nosso escritório de advocacia é especialista no Direito de Família. Atendemos toda Região do

LEIA MAIS »
advogado bpc loas

Advogado LOAS

Advogado LOAS do INSS, agende agora uma consulta sem compromisso em Novo Hamburgo ou online para todo Brasil. Precisa de advogado para dar entrada no

LEIA MAIS »